Geriatria

Gostou? compartilhe!

O aumento do número de idosos já é um fato observado em diversos países do mundo, estima-se que até 2060 o número de pessoas com 60 anos ou mais apresentará alta de 400%, o que torna essa parcela ainda mais visível e ressalta a importância das clínicas de geriatria e serviços de saúde voltados a ela.

O médico geriatra é o profissional da medicina que se dedica ao estudo, pesquisa, tratamento e atendimento de pessoas que atingiram a velhice, que, assim como toda e qualquer fase da vida humana, apresenta características próprias e doenças a ela ligadas, as quais demandam cuidados e procedimentos específicos.

Clínicas de geriatria e a medicina preventiva e curativa

Até cerca de 30 anos atrás, a medicina se concentrava mais no tratamento de doenças diagnosticadas, logo, era comum que os pacientes apenas visitassem os médicos quando já era possível notar a presença de sintomas que indicavam a existência de alguma anomalia no organismo, a chamada medicina curativa.

O aumento da expectativa de vida, porém, se deu principalmente quando o foco mudou e se passou a priorizar a manutenção da saúde e o sobreaviso a respeito do surgimento de doenças, a medicina preventiva, portanto, ao invés de curar a doença, evita que ela surja, com isso o organismo se mantém sempre saudável.

• Assim como é esperado que determinadas doenças surjam mais em crianças, como o sarampo e a caxumba, por exemplo, os médicos geriatras têm ciência de disfunções que atingem mais comumente a população idosa, tais como a catarata e alterações na pressão arterial, com isso é possível prever e evitar o surgimento delas;
  • Em casos de patologias diagnosticadas ou crônicas em idosos, o geriatra é o profissional mais indicado para prescrever medicamentos e tratamentos, uma vez que ele possui vasto conhecimento sobre o organismo humano e suas características na velhice;
  • Além disso, orientações sobre vacinas, prescrição de terapias e métodos para eliminar atividades prejudiciais ao corpo humano, como o tabagismo e a adoção de dietas alimentares desiquilibradas, e acompanhamento pré e pós operatório também são de responsabilidade do médico geriatra.

Equipamentos mais modernos e preocupação com a saúde dos idosos

O principal objetivo da clínica comandada pelo Dr. Mário Luiz Brusque é prestar atendimento mais humanizado, especialmente voltado a pacientes acima de 60 anos, e fornecer diagnósticos que auxiliem no tratamento e prevenção de doenças, por meio do conhecimento acumulado em anos de dedicação à medicina e às pessoas e emprego de equipamentos modernos e eficientes.