Consultas Médicas

Gostou? compartilhe!

Ao contrário do que muitos pensam, as consultas médicas podem ter objetivos vários, que não apenas curar doenças e anomalias já diagnosticadas no organismo humano. Consultar um médico é uma atividade que deve ser feita com certa periodicidade, a fim de se manter a par acerca do estado de saúde do corpo de modo geral.

Hoje, as medidas de profilaxia são vistas como preferíveis àquelas apenas curativas, uma vez que a identificação de doenças e seu posterior tratamento ainda nos estágios iniciais é mais fácil, simples e eficiente do que tratá-las quando já evoluíram, daí a importância de estar sempre em dia com as visitas ao médico.

O que pode ser feito durante as consultas médicas

Agendar uma consulta pode implicar mais atividades do que apenas falar com o doutor, porém toda consulta deve ser iniciada com uma boa conversa, atenciosa por parte do profissional e sincera por parte do paciente.

É importante que o paciente informe ao médico tudo o que for relevante para a elaboração do tratamento que deverá ser seguido, já o médico, por sua vez, deve se mostrar disposto a investigar não apenas o que está acontecendo no organismo do paciente, mas também as causas que podem tê-lo conduzido ao seu estado atual.

  • Antes de ir à consulta, é necessário separar todos os documentos ou informações que podem ajudar o médico a chegar a conclusões mais precisas, tais como resultados de exames anteriores, laudos médicos já recebidos, prescrição de fórmulas e remédios;
  • Ademais, o paciente não deve deixar de informar ao profissional da saúde dados sobre seu estilo de vida - se é fumante, se pratica exercícios, se dorme e se alimenta bem - e também sobre seu histórico pessoal e familiar – doenças frequentes na família, realização de tratamentos e cirurgias no passado, consumo de medicamentos;
  • Para obtenção de diagnósticos precisos o médico pode utilizar diversos métodos, desde exames que envolvem tocar e coletar materiais orgânicos no paciente – sangue, urina, amostras de pele, fezes – até mesmo indica-lo a outros especialistas – cardiologistas, dermatologistas, oncologistas, vascular, etc.;

Dedicação à ciência e aos pacientes

O atendimento humanizado é uma das prioridades do Dr. Mário Luiz Brusque, especialista em clínica geral e geriatria e sempre preocupado com o bem-estar e conforto dos pacientes. A clínica é equipada com equipamentos modernos e conta com profissionais carinhosos e sempre prontos a orientar e assistir os pacientes.